A ÁRVORE EVOLUTIVA DO HOMEM
NÚMERO 6 – SETEMBRO DE 1999 – ANO 28
SUPLEMENTO DA FOLHA CRIACIONISTA NÚMERO 61

 

Ramo Humano

Nome atribuído ao espécime fóssil Idade presumível (m.a.)

Local do achado

Homo rudolfensis 2,4-1,8 Kenya
H. habilis 1,9-1,6 Tanzania
H. ergaster 1,7-1,5 Kenya
H. erectus 1,7-0,25 Indonésia
H. antecessor 0,8 Espanha
H. neanderthalensis 0,2-0,03 Alemanha
H. sapiens 1,0-0,1  

 

O Homo sapiens
Ao lado, a última figura (fig. 15)   da seqüência apresentada na Time – o Homo sapiens – cuja denominação nos faz lembrar a epístola de S. Paulo aos Romanos (capítulo 1, verso 22): “Eles dizem que são sábios, mas são loucos”. (Versão na Linguagem de Hoje)

 

Não deixa de ser interessante atentar para os comentários que são feitos na revista Time com relação à família toda apresentada. Na Figura 1: “Desconhece-se, ainda, a ancestralidade desta espécie primitiva, e se ela andava ereta”. Na Figura 2: “Indica que nossos ancestrais andavam eretos pelo menos há 500.000 anos antes do que sabíamos“. Na Figura 3: “Até hoje encontrado somente na África Oriental“. Na Figura 4: “Pensou-se antes que era o elo perdido entre símios e seres humanos”. Na Figura 5: “Talvez seja o ancestral do A. boisei e do A. robustus.” Na Figura 6: “Pode ter sido o primeiro a usar ferramentas de pedra”. Na Figura 8: “Não é um ancestral humano direto”. Na Figura 9: “Talvez seja uma forma antiga do Homo habilis“. Na Figura 10: “Pensou-se ter sido o primeiro a utilizar ferramentas”. Na Figura 11: “Talvez seja uma forma antiga do H. erectus, encontrado somente na África. Discute-se a sua designação como uma espécie distinta“. Na Figura 12: “Talvez tenha sido o primeiro hominídeo a usar o fogo, e o primeiro a emigrar da África”. Na Figura 13: “Talvez seja o último ancestral comum tanto dos Neandertais como dos seres humanos modernos. Sua designação como espécie é discutida“. Na Figura 14: “Superpõe-se ao H. sapiens“. Na Figura 15: “… Outros fósseis provavelmente incluem ancestrais dos seres humanos modernos“.

Reproduz-se abaixo uma suposta árvore evolutiva do Homo sapiens publicada no livro da Scientific American intitulado Human Ancestor (1979).

 

 

 

 PARTE 1

PARTE 3