Série “Origens”

Episódio 8 – EP08 – “Complexidade Irredutível” – 19/06/2015

Desde a Antiguidade, a complexidade da natureza tem despertado a curiosidade do homem. Os primeiros filósofos tentavam entender o entorno e se perguntavam: qual é a essência das coisas? Quais características invariáveis constituem um objeto, uma flor, o imponente Sol? Hoje, a ciência nos permite entender, de maneira objetiva, quais são essas características. Células, moléculas, partículas subatômicas, todas alinhadas para dar textura, forma e cor. Mas… o que elas ainda podem nos revelar?


Episódio 7 – EP07 – “Camuflagem e Mimetismo” – 12/06/2015

Este é sem dúvida uns dos programas mais intrigantes e curiosos da nossa série. Você vai se surpreender com as mais incríveis imitações e camuflagens. Pequenos mas significativos detalhes irão mudar sua percepção sobre este assunto.


Episódio 6 – EP06 – “Arte na Natureza II” – 05/06/2015

Arte vai além do belo, além do estético. É uma mistura harmoniosa de criatividade e lógica, de imaginação com inventividade. O senso artístico serviu-se da perfeição da matemática na harmonia de simetrias, formas, ondas e linhas. Conheça como a sequência de Fibonacci, descoberta na natureza, e a mistura precisa de cores, luzes e pigmentos brindaram-nos com o primeiro senso de bom gosto. Se podemos distinguir na natureza sofisticação, inteligência, significado… Fica a pergunta: existe arte sem intencionalidade? E ainda: existiria arte sem o Artista?


Episódio 5 – EP05 – “Arte na Natureza” – 29/05/2015

A natureza tem inspirado a expressão artística desde os primórdios da humanidade. Estaria a arte presente na própria natureza?

 


 
<<== voltar