Cursos Online

A Educação à Distância é uma excelente alternativa para a formação de professores de maneira geral e abrangente para a compreensão da verdadeira natureza das estruturas conceituais que se contrapõem de maneira cada vez mais acirrada nos meios acadêmicos – a Evolução e a Criação. É também de grande valor para a formação de professores de maneira específica em áreas nas quais se faz sentir com mais intensidade a controvérsia entre Criação e Evolução. Da mesma forma, é de grande valor para professores e estudantes de escolas confessionais nas disciplinas que abordam temas como “Ciência e Religião” ou em temas mais específicos no âmbito de “Criação e Evolução”.

A SCB tem se empenhado há algum tempo para oferecer cursos presenciais, e agora à distância, sobre a temática criacionista, com a aplicação de métodos e técnicas que têm aproveitado o grande acervo de documentação e informação amealhado no decorrer do desenvolvimento de suas atividades. Dentre essas iniciativas já efetuadas, contam-se a realização de Cursos de Capacitação semi-presenciais e à distância tendo como base livros-texto publicados pela Sociedade, e a realização de Encontros Semanais de caráter acadêmico em seu Centro Cultural. Particularmente, tem-se também como uma das prioridades atuais o término do “Projeto Pedagógico” para a capacitação de professores em Criacionismo, que vem sendo desenvolvido com a utilização de livro-texto traduzido e publicado pela Sociedade, e que está em fase adiantada de elaboração.

A Tecnologia Educacional, hoje em dia, tem à disposição ferramentas muito úteis para proporcionar ambientes de estudo que permitam o despertamento de muito mais interesse nos temas abordados, com muito maior rendimento no aprendizado, especialmente em cursos à distância.

Em 2015 a SCB lançou seu primeiro curso à distância, “Interpretação da Natureza em Modelo Alternativo” baseado no livro-texto “Em Busca das Origens – Evolução ou Criação?” de Jean Flori e Henri Rasolofomasoandro. Esse livro apresenta um estudo profundo que abrange os seguintes temas: Geologia Evolucionista, Paleontologia Evolucionista, Biologia Evolucionista e Modelo Alternativo. Após a formulação inicial da metodologia de ensino, atendendo a todas as recomendações usualmente feitas para cursos à distância, foi decidido Iniciar um “projeto piloto” no Instituto Adventista Brasil Central (IABC) com o apoio entusiástico do então Diretor, Pastor Wesley Zukowski.

A partir da avaliação feita dessa primeira iniciativa, foram feitos aprimoramentos na metodologia utilizada e alterações na estruturação do curso, para atender a solicitação feita para que fosse ministrado para a turma do terceiro ano de Teologia do Instituto Paranaense de Ensino, a partir do primeiro semestre de 2016.

Também a partir da avaliação feita daquela primeira iniciativa, foi lançado no final de 2015 o curso à distância “Introdução ao Criacionismo”, de caráter mais geral do que o anterior, destacando que a controvérsia entre Criação e Evolução não se trata de um conflito entre Ciência e Religião, mas sim o resultado de pressupostos filosóficos aceitos liminarmente para a interpretação dos fatos que a atividade cientifica traz à consideração. Para esse curso foi adotado como livro-texto a publicação da SCB intitulada “Criacionismo Bíblico – Súmula dos Principais Fundamentos Científicos e Teológicos”, no qual, em linguagem simples e objetiva, são destacados numerosos aspectos envolvidos na controvérsia entre Criação e Evolução.

Em 2016, até o mês de Março, foram lançados mais três cursos à distância: “O estudo da Arca de Noé”, “Tempo Astronômico, Histórico e Profético” e a versão em Espanhol do primeiro curso, agora com a denominação “Interpretación de la Naturaleza en Modelo Alternativo”. No início de 2017 foi lançado o curso “Reinventando a Terra Plana”.

Cursos Disponíveis